terça-feira, 27 de julho de 2010

FORA OSX%#*@*#*

Lindalva e Lindaura estão na campanha em defesa do nosso Sambaqui. Leia o que segue e entenda porque. 

CARTA ABERTA À COMUNIDADE DE SAMBAQUI
Você já deve ter ouvido falar da instalação do Estaleiro OSX em Biguaçu e deve se perguntar: O que eu tenho a ver com o que acontece em Biguaçu? Neste caso tudo, pois são nossos vizinhos e como vizinhos: o que acontece na casa de um reflete na casa do outro. Estamos apenas separados por essa linda baía que muitos retiram dali o sustento de suas famílias. Você deve saber, também, que será aberto um canal entre Biguaçu e Sambaqui/Daniela e que este empreendimento bilionário irá trazer mais de 3 mil empregos na sua construção. Diante deste quadro de desenvolvimento para a região, talvez você esteja inicialmente se posicionando a favor, afinal, todos precisamos de empregos e desenvolvimento.

Mas, é de seu interesse conhecer as entrelinhas do projeto, aquilo que não ficou bem explicado, o que não pode ser medido por um modelo matemático, pois segundo estudos da própria empresa, os impactos ambientais serão graves e irreversíveis. Como você mora do outro lado do canal, você será afetado diretamente com as ações devastadoras para viabilidade deste empreendimento. Conheça algumas consequências:

1. Extinção da pesca artesanal: haverá mortandade de várias espécies de peixe (como o linguado) em função da poluição ocasionada pela dragagem do canal que levará quase 1 ano, com posterior dragagens de manutenção; haverá a impossibilidade de colocação de redes de pesca no canal, onde hoje é desenvolvida a pesca de caceio, em função da passagem exclusiva para navios de grande calado.

2. Extinção da maricultura: a água ficará extremamente turva, com partículas venenosas em suspensão (arsênio e outras) e ainda com possibilidade de contaminação por doenças trazidas nos cascos dos navios, muito piores que a “maré vermelha”.

3. Abalo do turismo gastronômico: as pessoas procuram Sambaqui e região para comer um peixe, uma ostra e apreciar o mar. O pouco peixe e ostra estarão contaminados e o mar altamente turvo e poluído por óleo e outras substâncias tóxicas, além de queda no valor dos imóveis.

4. Extinção dos golfinhos da baía norte: haverá quebra da cadeia alimentar (falta de comida) e turbulência das águas então contaminadas, os golfinhos morrerão ou migrarão para longe daqui.

5. Dificuldade de navegação de barcos de passeio, em função do canal exclusivo para os navios.

6. Boa parte dos empregos prometidos pela empresa não serão ocupados por moradores do local, mas por técnicos que virão de fora do estado. Além disto, segundo a EPAGRI, apenas 50% do potencial da maricultura em nosso estado é efetivo, mesmo assim, a maricultura hoje emprega diretamente 3930 pessoas na produção e indiretamente mais de 9 mil pessoas. Uma vocação econômica que hoje, junto com a pesca, proporciona uma quantidade de empregos superior aos prometidos pela OSX e com o dinheiro sendo reinvestido aqui, não na bolsa de valores.

7. Existem outros locais no litoral catarinense que não sofreriam com tamanho impacto ambiental e social, como Imbituba (zona portuária) e que estão dispostos a receber este tipo de empreendimento.

Se você ainda tem dúvidas sobre o impacto deste tipo de desenvolvimento altamente destrutivo e poluidor, imagine que este estaleiro ficará em funcionamento por apenas 12 a 14 anos, e depois? Miséria, poluição, abandono ou outro investimento ainda mais danoso para as águas calmas da baía: refinarias de petróleo e/ou um Porto? Você já teve oportunidade de conhecer a margem oposta de um Porto? Com certeza você irá encontrar manguezais em extinção, águas contaminadas por óleo e muita sujeira.

Será que Florianópolis precisa realmente deste tipo de desenvolvimento devastador da natureza, irresponsável com nossa vocação turístico-econômica e nossa cultura?

Segundo o Instituto ICMbio do Ministério do meio-ambiente “a implantação do estaleiro OSX, na alternativa locacional proposta, impacta três unidades de conservação federais (Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Estação Ecológica de Carijós), observou-se que o mesmo identifica uma série de consequências irreversíveis e não mitigáveis a estas unidades e a seus objetivos. Ainda pesam contra a instalação do empreendimento no local todos os outros impactos à biota e às comunidades do entorno e a impossibilidade de mitigação de grande parte desses impactos. Por estes motivos o Instituto Chico Mendes (ICMbio) concluiu pela inviabilidade ambiental do empreendimento e recomendou a não autorização na alternativa locacional proposta”.

Por isto, a comunidade do Distrito de Santo Antônio tem a responsabilidade de lutar contra a instalação do estaleiro OSX em Biguaçu. Procure se informar, ler as entrelinhas e as letras pequenas. É a sua vida, da sua família e de seus vizinhos que está em jogo. Tome consciência do problema e decida. Afinal é você quem vai pagar pra ver, ou não.

A ABS convida a todos os moradores da região a esta reflexão. Engaje-se junto conosco na defesa da nossa biodiversidade e qualidade de vida. Poucos lugares ainda possuem o que nós temos, não deixe que gente descomprometida com o nosso lugar mude tão radical e negativamente a nossa vida. Venha debater conosco e ajudar a defender o que nós temos de melhor.



E-mail: absambaqui@gmail.com 

Blog: www.abssambaqui.blogspot.com
Telefone para contato: (48) 99162119 / 91353055

segunda-feira, 26 de julho de 2010

LINDALVA E LINDAURA


Parabéns ao nosso goleiraço Renan pela convocação à seleção brasileira. Vai que é tua, Galego!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A FÚRIA E A ZEBRA

A seleção da Espanha conheceu a verdadeira zebra africana... (Te cuida, Dunga!)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

AS FERAS

Para quem acompanha o futebol pela "nossa" imprensa esportiva, sabe do que estamos falando. Para quem tem  juízo para não fazê-lo, poderemos dar uma mãozinha...

sábado, 5 de junho de 2010

ACHAMOS!

Já faz um tempo que o cocô-irmão andava à procura do "crack" contratado para salvar a pátria e até agora nem estreiou. Disseram que estava na oficina do Vadinho, ali na Trindade, para reparos... Ou que havia sido devolvido à loja por deficiência técnica. Agora, o Manjatempo, que tudo vê, banca o Sherlock e descobre onde anda o infeliz, flagrando o dito cujo na tv! Descobrimos que está se escondendo no Atlético do Paraná ou Vitória do Barradão ou Atlético Goianiense, sei lá...Já demos a pista, agora o Nestor nem aí que se vire..

terça-feira, 1 de junho de 2010

JABULANI OU JABURU

O LE LE OLA LA O ASA VEM AÍ...


...E O BICHO VAI PEGAR!

DEU NO GLOBOESPORTE.COM

O portal do globoesporte.com de hoje,traz duas cacetadas: 
1º - Coloca o Felipe Melo (famoso quem?) no time de Richarlyson...
2º - A matéria sobre a logomarca da Copa 2014. 
Dá vergonha de ser brasileiro! Não diz o nome do artista(s) nem da agência vencedora, em compensação relaciona a comissão de "notáveis" que fizeram parte do júri, entre eles: Ivete Sangalo, Paulo Coelho, Gisele Bunchen...
Sacanagem, não convidaram o Silvio Santos nem o Papa...

segunda-feira, 31 de maio de 2010

FALTOU MALANDRAGEM, SOBROU PREGUIÇA

 O treinador do Vitória do Barradão disse que faltou "malandragem" ao seu time para ganhar o jogo contra o Avaí. Em compensação, sobrou preguiça...

domingo, 30 de maio de 2010

VÁRZEA!

A comenda "Tomate Cru" desta vez vai para o timeco do Vitória da Bahia, que protagonizou uma cena varzeana no jogo de sábado na Ressacada. Entrou em campo, com os jogadores do Avaí e trio de arbitragem perfilados e os torcedores de pé, em respeito ao hino nacional que estava sendo executado e seus jogadores foram fazer aquecimento como se nem fosse com eles. Tenho visto coisas nesse futebol!... 
Ei, Vitória, vai tomate cru aí?

quarta-feira, 26 de maio de 2010

LINDAURA E LINDALVA

Aos alegres rapazes da imprensa que elegem os melhores do nosso campeonato: a mentira tem pernas curtas e se chama Wiliam...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SUPER-VISÃO?
























Enquanto isso no Scarpelixão...

E NAS ALTEROSAS...
























Nessa "coelhada" só faltou gol do Jandson... (essa foi por querer usurpar as cores do time (muito ruim) das Minas Gerais).

sábado, 22 de maio de 2010

AMADO MASTER
























Apesar de ter minhas reservas quanto ao design, penso que desta forma, sem aquele espação em branco, o manto sagrado ficaria melhorzinho.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A CASA DA MÃE JOANA



















Depois que deixaram de punir exemplarmente o fascínora Asprilla, o Genérico, pela sua soberba atuação no "Clássico do Créu", a nossa justiça desportiva virou uma geléia geral. Para não dizer que não puniram ninguém, o Avaí pagou o pato perdendo um mando de campo e uma multa de cinco milhas. Durante esse ano valeu tudo, de rebaixado não rebaixado a olhos fechados para jogador irregular e novas agressões em campo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

TRÍPLICE COROA


































Penso que o Avaí deve levar a Copa Santa Catarina a sério, sim. Conquistando-a, partiriamos em busca da Tríplice Coroa com o título do Brasileirão...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

LINDALVA E LINDAURA



Lindalva e Lindaura, ostras nascidas e criadas nas mansas águas de Santo Antônio de Lisboa, dividem uma aprazível pedra onde vivem debruçadas, espiando e comentando as novidades. Metem o bedelho em tudo: de futebol à política, passando pelas últimas da sociedade. Claro que como boas e autênticas manezinhas torcem pelo único time da ilha, o Avaí, lógico. A dupla aparecerá por aqui um dia sim, o outro não sei, talvez, quem sabe, sei lá...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

AMOR RAIGADO

Na mesa bicuda de hoje o câmera flagra uma cadeira vazia! É que o M.A.L. estava sentado no colo do treinador da filial do Tombense! Nossos comerciais, por favor!

terça-feira, 4 de maio de 2010

COMENDADOR


































O torcedor avaiano não perdoou e "homenageou" o Doutor Deu fim com a já disputada comenda comenda pelos irrelevantes serviços não prestados ao clube. A gota d'água foi a arbitragem do "melhor" árbitro de SC. Uma partida fadada a consagrar qualquer árbitro, pela condição de haver um vencedor antecipado e o "seo" Celinho quase bota a perder. Os votos que recebeu para ganhar a comenda não foram suficientes mas é questão de tempo,,,

sábado, 1 de maio de 2010

XÔ, SOBRENATURAL DE ALMEIDA

O coro da nossa torcida há de espantar o personagem de Nelson Rodrigues e seu fiel escudeiro, o Corvo do Sapato Branco. Oremos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

DON DELFINONE


VAREIO E HOMENAGEM

Na sua volta ao estádio da Ressacada o ex-bem amado e ex-treinador avaiano foi homenageado por pelo menos 10 mil torcedores na noite de ontem. O Gaymio levou a vaga e um banho de bola. Ao responder às vaias da torcida, Silas mostrou que não tem controle emocional e não pratica aquilo que prega. Justificou o Selo de Qualidade "Tomate Cru" que recebeu .

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DAVI E GOLIAS DA ERA MODERNA


Ontem houve uma inversão de papéis e o gigante Davi deu um tombaço no anão Golias.

domingo, 18 de abril de 2010

SALVE SALVE

O mal-visto (pela poderosa) árbitro "de fora" Sávio Espinola salvou o campeonato ao assinalar uma penalidade pró Avaí que a gambazada caseira não marcaria. Parabéns, Avaí FC campeão do returno e melhor time do campeonato.

TODOS OS CAMINHOS...II

Ainda bem que certa torcida cabe num "mercedinho". Já pensou? A R$ 60,00 per capita? Capaz de pagar a taxa de arbitragem...

TODOS OS CAMINHOS...

Com esse domingo de céu AZUL vem torcedor de tudo que é canto para a Ressacada.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SÓ PRA PORCO!

O GNOMO VALENTÃO


Incrível como tem macho nesse mundo! Escondido atrás de um microfone (literalmente!) então, nem se fala.Dali ele mostra toda a sua valentia despejando, acompanhado de cusparada peçonhenta, toda as suas frustrações, seus recalques, em cima dos seus alvos favoritos, os atletas e dirigentes do time pra quem ele diz torcer. Só mesmo assim para chamar esses profissionais de medrosos, covardes etc. O que configura uma tremenda falta de respeito e de ética não só desses maus profissionais, como também - e mais grave - da empresa que os emprega. A eles, nosso repúdio.

domingo, 11 de abril de 2010

O SELO DE QUALIDADE VAI PARA...

Tem muita gente querendo ganhar o "selo de qualidade" da rbs. O "tomate cru" está muito concorrido. Estou pensando em dar maior amplitude a esse galardão para poder agraciar a todos aqueles bocas alugadas da midia. Por hora, a "comenda" vai para o Corvo, aquele do sapato branco. Durante a semana (e sempre!) o gnomo do mal já fazia por merecer com uma asneira atrás da outra. E aos dez minutos de jogo, com o Leão ganhando do Brusque por 2x0 dizia, cuspindo pra todo o lado, imagino, que o Brusque estava dando um sufoco no Avaí. 

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DEPOIS NÃO QUEREM OUVIR A MUSIQUINHA

Além das besteiras ditas durante a transmissão, o Raposa cor-de-rosa arrasou no final. Após o jogo teceu um monte de elogios tipo "belíssima campanha...empurrado pela maravilhosa torcida...um trabalho muito bem feito,,,bla bla bla", falando de quem??? do Metropolitano, é claro! E referindo-se ao melhor time do campeonato e líder absoluto do returno, soltou a manjada "o Avaí teve mais sorte que juízo!" À ele e, ao fala-fino secador e à toda equipe o nosso "sêlo de qualidade". 

segunda-feira, 5 de abril de 2010